Arquivos

Semeando Ciência

Rio Paranaíba encontra-se em uma região de amplo crescimento e desenvolvimento agrário. Uma região com alta produtividade agrícola nos mais diversos produtos, principalmente café, cenoura, cebola, alho e batata.

Ora, se semeia-se de tudo e tudo cresce e se desenvolve bem, porque não semear ciência? Este é o objetivo do Programa de Extensão Semeando Ciência, que abriga os projetos de extensão do Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva.

Atualmente conta com três projetos de extensão oficialmente regulamentados na UFV, e com outros em fase de implantação. Abaixo você pode acessar o link dos projetos.

Nosso objetivo é realizar divulgação científica em todos os níveis e em todas as mídias, contribuindo para a erradicação do analfabetismo científico do Brasil.

Esta entrada foi publicada em 7 de setembro de 2011, em Extensão.

Biodiversidade da ictiofauna do trecho superior do rio Paranaíba – Estratégias para Educação Ambiental

A conservação da biodiversidade envolve muitas etapas, que passam pelo conhecimento da biodiversidade, avaliação da situação do meio ambiente na qual os organismos vivem e planos conservação de áreas degradadas e manejo de espécies ameaçadas. Tais propostas de conservação e manejo, entretanto, não são eficientes sem o apoio da população, que virá com o conhecimento acerca da biodiversidade local. Neste sentido, a presente proposta tem como objetivo principal realizar um levantamento da ictiofauna do trecho superior da bacia do rio Paranaíba, um importante formador do rio Paraná e tornar esta informação disponível para a comunidade em geral através de material didático e palestras.

Serão realizadas coletas sistematizadas da ictiofauna neste trecho e, com os dados obtidos, serão elaborados material como folders, panfletos, cartazes e calendários para distribuição para a população. Além disso, cursos para professores de ensino básico e palestras para crianças e jovens serão ministrados utilizando-se o conhecimento que será obtido pela pesquisa.

Estas ações poderão auxiliar em eventuais futuros planos de manejo e repovoamento na região, que é caracterizada pelo grande impacto da agropecuária.

Projeto financiado pela Fundação O Boticário: R$ 25.254,00